O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de analisar a linguagem utilizada por um dos famosos heterônimos de Fernando Pessoa, Álvaro de Campos. Sendo assim, aqui foram trazidas as origens do Modernismo em Portugal, bem como o estilo único do poeta português, além da criação de seus heterônimos e o estilo de cada um. Em se tratando de Álvaro de Campos, há a abordagem do ponto de vista da crítica que o mesmo faz diante da sociedade em que vive e com a qual não concorda e não se encaixa, além de traços marcantes existentes na sonoridade dos poemas escolhidos: Poema em linha reta, Lisbon revisited (1923) e Bem sei que tudo é natural, exemplificando esse discurso inflamado e cheio de inconformismo com a superficialidade do mundo, afastando tudo aquilo que não está de acordo com as aparências, não admitindo erro, portando-se, todos, como semi deuses; também a estranheza do poeta ao reencontrar seu lugar de origem, mas não mais o reconhecer e, por fim, com a corrupção que existe no ser humano, já que o dinheiro tudo pode comprar.