A naturalização de uma tipologia musical brasileira representativa de uma entidade
nacional, pressuposta pela construção de uma tradição a partir do pensamento marioandradiano,
coloca o leitor perante a aparente contraditoriedade da proposta de um sentido produzido para o
aspecto sensorial por meio da palavra. O objetivo do presente trabalho consiste em analisar a
valorização marioandradiana da imediaticidade funcional, com a qual emerge contraditoriamente o
valor eterno do ethos. Para tanto, a incorporação da palavra pelo som se torna um aparato
fundamental, mas ao contaminar o som com seu sentido, a palavra imprime a sua opacidade.
The naturalization of a Brazilian musical typology which represents a national entity
presupposed by the construction of a tradition from Mario de Andrade’s thought encounters the
reader with the apparent contradiction of the proposal of a sense produced to the sensorial aspect by
means of the word. The aim of this paper is to analyze Mario de Andrade’s valorization of the
functional immediateness of the musical art, from which contradictorily the perpetual value of the
ethos emerges. The incorporation of the word through sound becomes a basic apparatus, but when
the sound is contaminated with its meaning, the word prints its opacity.