O presente artigo pretende discutir e mostrar como a água, na sua melhor essência, bem como as suas introduções, suas fusões e suas misturas, têm a característica de enriquecer muitos ritos, preceitos, tradições e o uso diário, que faz dela produto fundamental no cotidiano de várias famílias, ainda que diante de uma pós-modernidade imperante no dia a dia de grandes cidades como Salvador, por exemplo. Lançando mão de experiências, em geral, vividas por meio de algumas seitas e religiões de matriz africana, entre outras, como também ritos, sacramentos, consagrações, preceitos e crendices a ela ligados, notadamente, faz uma viagem através da formação étnica e social, dialogando com as diferenças e desigualdades de um país que convive com o a intolerância e com as desigualdades, mas que dialogam e se diluem quando o assunto envolve procedimentos que perpassam a natureza humana. Assim, a intenção é dinamizar a discussão sobre a importância deste bem material na composição atual do universo. Por assim dizer, “água é vida”. É possível perceber o quanto há de investimento, principalmente quando se fala em infraestrutura, bem como a resolução das necessidades básicas, as políticas públicas e as condições sanitárias da população, pois a água entra como fator preponderante em todo processo. Por outro lado, a água remete muito à questão da ancestralidade, motivo pelo qual dá-se ênfase nos estudos, asseverando a sua notabilidade no tocante a aspectos ligados à proteção ambiental, à fauna, e à flora, aspectos vitais para os estudos da contemporaneidade, além da questão identitária ligada a aspectos como pertencimento. Por fim, a proposição é mesmo buscar refletir sobre o assunto, introduzindo, assim, velhos elementos, com um olhar mais crítico, sob outra percepção, deixando latente a sua vitalidade no contexto social.
This article aims to discuss and showhow water, at its best, as well as its introductions, fusions and mixtures, has the characteristic of enriching many rites, precepts and traditions and of daily use, which makes it a fundamental product in the daily life of several families, still facing a post-modernity that prevails in the daily lives of big cities like Salvador, for example. Usingexperiences,ingeneral, lived through some sects and religions of African origin, among others, as well as rites, sacraments, consecrations, precepts and beliefs linked to it, notably, he travels through ethnic and social formation, dialoguing with differences and inequalities of a country that lives with intolerance and inequalities, but that nevertheless dialog and dilute when the subject involves procedures that pervade human nature.Sothe intention is to give a dynamic to the discussion about the importance of this material good in the current composition of the universe, so to speak, "water is life".It is possible to see how much has been invested, especially when it comes to infrastructure as well as the resolution of basic needs,publicpoliciesand sanitary conditions ofthe population, because water is a major factor in the whole process.On the other hand,water refers a lot to the question of ancestry, which is why studies areemphasized, asserting their notability with regard to aspects related to environmental protection, fauna, flora, vital for contemporary studies, in addition to theidentityissuelinked to aspects such as belonging.Finally, the proposition is to seek to reflect on the subject, thus introducing old elements, with a more critical look, fromanotherperspective,yet leaving its vitality latent in the social context.