“Crise migratória” e a criação do imaginário social: a necessidade de desconstrução de abordagens midiáticas a luz da nova lei de migração

REVISTA JUSTIÇA DO DIREITO

Endereço:
Universidade de Passo FundoFaculdade de Direito, Curso de Direito. Campus – Bairro São José, Passo Fundo, RS, Brasil
Passo Fundo / RS
99001970
Site: http://seer.upf.br/index.php/rjd/index
Telefone: (05) 4331-6700
ISSN: 22383212
Editor Chefe: Liton Lanes Pilau Sobrinho
Início Publicação: 31/12/2005
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Direito

“Crise migratória” e a criação do imaginário social: a necessidade de desconstrução de abordagens midiáticas a luz da nova lei de migração

Ano: 2018 | Volume: 32 | Número: 2
Autores: J. S. Tybusch, F. B. A. Tybusch, R. S. Oliveira.
Autor Correspondente: J. S. Tybusch. | jeronimotybusch@ufsm.br

Palavras-chave: Brasil, crise migratória, desconstrução de abordagens midiáticas, direito constitucional, lei de migração.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Conviver com o diferente e aceitar a diferença - o cenário reportado pela mídia com relação aos refugiados não representa um panorama inclusivo e menos desigual. A mobilidade humana, além de ser uma característica constante e influente da humanidade, é hoje uma componente integral da economia mundial. No Brasil, a mídia relata uma crise migratória e conduz a população a pensar com medo e ansiedade, campos altamente nutritivos que atraem um número crescente de discursos políticos. Diante desse cenário, este artigo busca abordar a temática da globalização, ou do globalismo e seus reflexos no movimento migratório, para após verificar a influência da mídia na construção de discursos acerca da crise migratória e seus reflexos na sociedade contemporânea. Na sequência, são feitas breves considerações sobre a Lei de Migração, a Lei 13.445 de 2017, e o Estatuto do Estrangeiro à luz da Constituição Federal Brasileira de 1988.



Resumo Espanhol:

Convivir con lo diferente y aceptar la diferencia - el escenario reportado por los medios con respecto a los refugiados no representa un panorama inclusivo y menos desigual. La movilidad humana, además de ser una característica constante e influyente de la humanidad, es hoy un componente integral de la economía mundial. En Brasil, los medios relata una crisis migratoria y conduce a la población a pensar con miedo y ansiedad, campos altamente nutritivos que atraen un número creciente de discursos políticos. En este contexto, este artículo busca abordar la temática de la globalización, o del globalismo y sus reflejos en el movimiento migratorio, para después verificar la influencia de los medios en la construcción de discursos acerca de la crisis migratoria y sus reflejos en la sociedad contemporánea. En consecuencia, se hacen breves consideraciones sobre la Ley de Migración, la Ley 13.445 de 2017, y el Estatuto del Extranjero a la luz de la Constitución Federal Brasileña de 1988.