“E a Quadrilha Toda Grita... Viva a Filha Da Chiquita!” Notas Etnográficas da Festa da Chiquita Em Belém-PA

Ponto Urbe

Endereço:
Avenida Professor Luciano Gualberto - 315, sala 22 - Butantã
São Paulo / SP
05508-010
Site: https://journals.openedition.org/pontourbe/
Telefone: (11) 3091-3171
ISSN: 19813341
Editor Chefe: Profª. Drª. Silvana de Souza Nascimento
Início Publicação: 06/08/2007
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia

“E a Quadrilha Toda Grita... Viva a Filha Da Chiquita!” Notas Etnográficas da Festa da Chiquita Em Belém-PA

Ano: 2015 | Volume: 1 | Número: 16
Autores: Milton Ribeiro
Autor Correspondente: Milton Ribeiro | pontourbe@usp.br

Palavras-chave: Festa da Chiquita, LGBT, Sociabilidade, Círio de Nazaré, Belém do Pará

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A Festa da Chiquita, ou “Festa da Maria Chiquita”, como era conhecida na década de 1970, é um evento festivo organizado e direcionado à comunidade LGBT e que acontece há mais de 35 anos no centro da capital paraense. Nascida como um cortejo que agrupava a “comunidade marginal” da época, vide a classe artística – músicos, compositores, atores, artistas plásticos, fotógrafos, jornalistas –, a classe acadêmica – estudantes e professores universitários – e os “desviados” (gays, lésbicas e travestis), tinha como intenção principal reverenciar a “imagem-peregrina” de Nossa Senhora de Nazaré durante os eventos do Círio, que prestam homenagens à santa. Atualmente, além de lugar de encontro e sociabilidade LGBT também acabou se tornando um espaço de convergência de vários sujeitos da cidade, nem sempre interessados nas agendas políticas da militância LGBT, que se mantém ativa na organização da Chiquita.



Resumo Inglês:

The “Festa da Chiquita” feast, or “Festa da Maria Chiquita” feast as it was known in the 1970s, is a festive event organized and directed the LGBT community that occurs for more than 35 years at the center of the Pará state capital, Belém. Born as a procession that grouped the “dirty community” of age, such as the artistic community – musicians, composers, actors, visual artists, photographers, journalists – the academic class – students and professors – and “outsiders” (gays, lesbians and transgenders), its main intention was to worship the pilgrim image of The Lady of Nazareth during the event, providing homage to the saint. Currently, besides being a LGBT meeting and sociability place, it also became a space of convergence of various subjects of the city, not always interested in the political agendas of LGBT activism which nevertheless remains active in the organization of Chiquita .