Adorno e a Racionalização da Música: Do Desencantamento do Mundo ao Encantamento do Conceito

PERI

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ISSN: 2175-1811
Editor Chefe: Amaro de Oliveira Fleck
Início Publicação: 30/06/2009
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Filosofia

Adorno e a Racionalização da Música: Do Desencantamento do Mundo ao Encantamento do Conceito

Ano: 2010 | Volume: 2 | Número: 2
Autores: Rafael Rodrigues Garcia
Autor Correspondente: Rafael Rodrigues Garcia | peri.filosofia@gmail.com

Palavras-chave: Adorno, desencantamento, música, Rameau, Rousseau.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a concepção adorniana de
racionalização da música, tratando-a como um setor privilegiado da razão. Desta forma,
pretendemos mostrar como os processos que o autor descreve em relação aos progressos
da razão ocorrem de maneira semelhante na música, permitindo-nos então perceber que
ela passa pelos momentos de desencantamento em relação ao mundo – abandono da
teoria dos afetos – e encantamento do conceito – consolidação do sistema tonal como
segunda natureza. Para tanto serão utilizados tratados musicais e textos menores escritos
entre os séculos XVI e XVIII.