ALIENAÇÃO E REVOLUÇÃO BURGUESA NO BRASIL

Aurora (UNESP. Marília)

Endereço:
Av. Hygino Muzzi Filho, 737 Bairro: Mirante CEP: 17.525-000 - Marília, SP - Mirante
Marília / SP
17525-000
Site: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/index
Telefone: (14) 3402-1300
ISSN: 1982-8004
Editor Chefe: Agnaldo dos Santos
Início Publicação: 30/11/2007
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Multidisciplinar

ALIENAÇÃO E REVOLUÇÃO BURGUESA NO BRASIL

Ano: 2017 | Volume: 9 | Número: 2
Autores: Adair Umberto Simonato JUNIOR
Autor Correspondente: Adair Umberto Simonato JUNIOR | Aurora.revista@gmail.com

Palavras-chave: Alienação. Particularidade. Revolução burguesa no Brasil

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A passagem de relações não capitalistas ou pré-capitalistas para relações plenamente capitalistas exige a superação/transformação dos tipos e formas de alienação, ou seja, nos moldes de como os atributos humano-genéricos são separados de seus agentes pautados pela divisão do trabalho. A finalidade central do presente escrito é abordar as características de determinadas reconfigurações societárias no âmbito da Revolução burguesa no Brasil, a passagem da alienação política para a alienação econômica como, define Istvan Mészáros, e os reflexos de determinada constituição na e para a sociabilidade brasileira. Desse modo, em um primeiro momento o texto tornara explícito o caráter, a particularidade, da objetivação do capitalismo no Brasil para que com isso possamos tornar manifesto a especificidade da alienação constituinte da realidade nacional.



Resumo Espanhol:

 El paso de las relaciones no capitalistas o precapitalistas hacia aquellas plenamente capitalistas, exige la superación o transformación de los tipos y formas de alienación, es decir, en los moldes de como los atributos genéricos humanos son separados de sus agentes pautados por la división del trabajo. La finalidad central del presente escrito es abordar las características de determinadas reconfiguraciones societarias en el ámbito de la revolución burguesa en Brasil, el paso de la alienación política a la alienación económica como define Istvan Mészáros y el reflejo de determinada constitución en y para la sociabilidad brasileña. De esta forma, en primera instancia, en el texto se torna explícito el carácter, la particularidad de la objetivación del capitalismo en Brasil para que podamos poner de manifiesto la especificidad de la alienación constituyente de la realidad nacional.