Análise da Composição Corporal-Vocal dos Atores Wagner Moura e Al Pacino

Voz e Cena

Endereço:
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Prédio Multiuso I, Bloco A, sala A1 15/2. - Asa Norte
Brasília / DF
70910-900
Site: https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/index
Telefone: (61) 3107-6134
ISSN: 2675-4584
Editor Chefe: César Lignelli
Início Publicação: 29/06/2020
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

Análise da Composição Corporal-Vocal dos Atores Wagner Moura e Al Pacino

Ano: 2020 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: Jane Celeste Guberfain, Lidia Becker
Autor Correspondente: Jane Celeste Guberfain | janeceleste@gmail.com

Palavras-chave: Corpo, voz, expressividade, cena, treinamento.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O domínio da expressão corporal e vocal é necessário ao ofício do ator. Dependendo do personagem, da proposta cênica e do tipo de representação, o ator precisará criar corpo e voz específicos, exigindo um conhecimento técnico e prático para esta realização. Este estudo se propõe a apontar recursos para a apreciação da construção cênica de Al Pacinoe Wagner Moura. Apresenta-se uma análise da atuação cênica cinematográfica de ambos os atores atuando em dois personagens cada, complementada com os respectivoselementos culturais e sociais. Esse trabalho se insere no estudo do corpo e da voz em cena. Propõe também novas referências para a prática de atores na sua vida profissional.



Resumo Inglês:

The actor should be able to dominate the body and voice expression. According to the role and scenic proposal, the actor must create a body and a voice, and that may not be so easy. This study offers some resources and parameters to guide the appreciation of Al Pacinoand Wagner Moura on their scenic construction for two roles each. Observing the actors and their interpretation, one has to understand their social and cultural context. This work adjusts perfectly well for this type of analyses. We believe these might be new references for the actor’s practice in professional life.