ANÁLISE DA PRÁTICA DE ENSINO E A FORMAÇÃO NO PIBID. (Dossíê: Práticas de Ensino e Aprendizagem: a experiência docente e os desafios epistemológicos e metodológicos da educação)

ehum

Endereço:
Avenida Professor Mário Werneck - 1685 - Buritis
Belo Horizonte / MG
30575-180
Site: http://revistas.unibh.br/index.php/dchla/index
Telefone: (31) 9158-0226
ISSN: 1984-767X
Editor Chefe: Rangel Cerceau Netto
Início Publicação: 30/06/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

ANÁLISE DA PRÁTICA DE ENSINO E A FORMAÇÃO NO PIBID. (Dossíê: Práticas de Ensino e Aprendizagem: a experiência docente e os desafios epistemológicos e metodológicos da educação)

Ano: 2017 | Volume: 10 | Número: 2
Autores: Laís Barbosa Patrocino
Autor Correspondente: PATROCINO, L.B. | laisbp89bh@gmail.com

Palavras-chave: PIBID, formação docente, análise da prática,

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Resumo: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) trouxe uma importante contribuição à formação docente no Brasil e às licenciaturas, sobretudo das universidades públicas, historicamente negligenciadas nessas instituições. A crise política e econômica que se agravou em 2015 impactou o Programa, assim como o campo da educação e ciência de modo geral. Este trabalho tem como objetivo analisar a importância do PIBID para a educação brasileira, focando especialmente na possibilidade de analisar a prática de ensino na docência. Para tanto foram analisadas publicações do próprio Programa e de demais trabalhos que tiveram o PIBID como objeto de estudo, além de apresentado relato de experiência da autora na vivência como supervisora de sociologia em Belo Horizonte.
Palavras-chave: PIBID, formação docente, análise da prática

Recebido em: 26/12/2018  – Aceito em 27/01/2018



Resumo Espanhol:

ANÁLISIS DE LA PRÁCTICA DE ENSEÑANZA Y LA FORMACIÓN EN EL PIBID.

Resumen: El Programa Institucional de Bolsa de Iniciación a la Docencia (PIBID) traje una importante contribución a la formación docente en Brasil y a los profesorados, sobretodo de las universidades públicas, historicamentenegligenciadas enesas instituciones. La crisis política y económica que se agravó en el 2015 impactó el Programa, así como el campo de la educación y ciencia de modo general. Este trabajo tiene como objetivo analizar la importancia del PIBID para la educación brasilera, focalizando especialmente la posibilidad de analizar a la práctica de enseñanza en la docencia. Para tanto fueron analizadas publicaciones del propio Programa y de demás trabajos que tuvieron el PIBID como objeto de estudio, además de presentar relato de experiencia de la autora en la vivencia como supervisora de sociología en Belo Horizonte.
Palabras-clave: PIBIB, formación docente, análisis de la práctica

Recebido em: 26/12/2018  – Aceito em 27/01/2018