Neste artigo se propõe, de forma geral, debater o papel da escola na construção da sociedade democrática, haja vista que “enquanto houver racismo, não haverá democracia”. Palavra de ordem emitida pelo movimento negro brasileiro organizado. Objetiva-se especificamente apontar uma proposta política e pedagógica para colocar em prática as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Para isso, apresentamos dois sambas-enredos de escolas de samba cariocas (desfiles de 2019 e 2020), cujas letras foram analisadas a partir de duas categorias: memória e referênciaspositivas do povo negro (africano e afro-brasileiro); perspectiva dos povos não brancos sobre a história coletiva do Brasil. Destacamos a música como uma ferramenta pedagógica pela facilidade dos educadores que lecionam em municípios interiorizados terão para acessar as letras e canções nas plataformas digitais, diferentemente do esforço necessário para chegar a ambientes pedagógicos físicos, como museus e exposições que normalmente se encontram nos grandes centros urbanos brasileiros. Como pressupostos teóricos, utilizamos os estudos de Munanga (2005), Fernandes (2017) e Lima (2013)
This article proposes, in general, to debate the role of the school in the construction of a democratic society, considering that “as long as there is racism, there will be no democracy” –slogan issued by the organized Black brazilian movement. The objective is specifically to point out a political and pedagogical proposal to practice the National Curriculum Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations and the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture. For this, we present two sambas-enredos from samba schools in Rio de Janeiro (2019 and 2020 parades), who lyrics were analyzed from two categories: memory and positive references of the Black people (African and Afro-Brazilian); non-whitepeoples' perspective on the collective history of Brazil. We highlight music as a pedagogical tool due to the ease that educators who teach in interiorized municipalities will have to access lyrics and songs on digital platforms, differently the effort required to reach physical pedagogical environments, such as museums and exhibitions that are usually found in large centers in Brazilian urbanareas. As theoretical assumptions, we use the studies of Munanga (2005), Fernandes (2017) and Lima (2013)