Com a iminência da sociedade burguesa ocidental, oriunda das revoluções
francesa e industrial, o Oriente passa a ter uma nova abordagem. Guinado por discurso
centralizador ocidental, o Oriente deixa de ser uma terra exótica, rica e encantadora para se
tornar sinônimo de atraso e inanição. Isso porque os ocidentalistas pretendem apagar tudo
quanto é vestÃgio de orientalismo nos paÃses ocidentais. Aplicando esse pressuposto ao
Brasil veremos, contudo, que essa mudança não se deu de maneira tão simples, pois muitos
dos costumes e viveres da sociedade brasileira até o inÃcio do século XIX eram à luz do
Oriente. Somente com a vinda da Corte portuguesa em 1806 a situação começa a mudar,
contudo lentamente ainda. Incentivado pela Inglaterra, Portugal parte para uma investida no
sentido de expurgar tudo o que lembre a oriental na sua colônia americana. O próprio
sistema colonial, calçado na famÃlia e no patriarcalismo explorador, fica comprometido, na
medida em que passa a ser substituÃdo, pouco a pouco, por um sistema burguês
individualista não menos explorador. Dotando-se de Freyre, Said, Foucault, Candido,
dentre outros, retomo esse conflito entre Ocidente e Oriente, transportando-o para a esfera
literária, intuindo comprovar que a figura do caipira lobatiano foi, de certa forma,
ocidentalizada, mesmo com as mudanças de foco que fizeram com que o Jeca passasse de
um preguiçoso para vÃtima do sistema capitalista.
With the imminence of the bourgeois society occidental person, deriving of
the French and industrial revolutions, the Orient starts to have a different view. Yawed for
an occidental speech, the Orient stop to be an exotic, rich and charming land to become
synonymous of decay and starvation. This because the occidentalists, in the expression of
Freyre, intend to clean all the vestige of orientalism in the countries of the Occident.
Applying this estimated to Brazil we will see that the change was not so simple, therefore
many them customs of the Brazilian society until the beginning it century XIX were to the
light of the Orient. Thus it was the social, space and communitarian organization. When the
Portuguese kings came in 1806 the situation only starts to move, but slowly. Stimulated for
England, Portugal has left for an offensive in the direction to purge everything what it
remembers the oriental in its American colony. From there initiatives as to finish with the
lattice windows in the old large houses of the Rio de Janeiro. The colonial system, based in
the family and the patriarchalism, start to disappear, little by little, for a system
individualistic bourgeois as so exploring as the first. Endowing me with Freyre, Said,
Foucault, Candido, amongst others, I retake this conflict between Occident and Orient,
carrying it to the literary sphere, aspiring to prove that the figure of redneck lobatian were occidentally, even with the change of the views that had made with that the Jeca passed of
a sluggish one for victim of the capitalist system.