O presente artigo apresenta uma revisão de trabalhos que se propuseram a utilizar, principalmente, jogos para promover o desenvolvimento de habilidades argumentativas atreladas à construção de conhecimentos. Foram considerados os trabalhos publicados na última década (2010 a 2019), escritos em português, espanhol ou inglês, que abordassem projetos que construíram ou se utilizaram, prioritariamente, de jogos para a realização de atividades argumentativas em contextos educativos. Seis publicações se enquadraram nesses critérios, sendo três jogos físicos e trêsjogos digitais. Foi ressaltado pelos autores dos estudos a necessidade de que os jogos sejam inclusos num design pedagógico que oriente o processo argumentativo para que a proposta pedagógica seja potencializada. Além disso, apesar da efervescência dos jogos digitais, os jogos físicos também facilitaram o engajamento dos alunos nas atividades argumentativas. Com essa revisão, o atual estudo corrobora com o desenvolvimento de futuros projetos que promovam a argumentação através dos jogos.
This article presents a review of works that proposed to use, mainly, games to promote the development of argumentative skills linked to the construction of knowledge. It was considered the works published in the last decade (2010 to 2019), written in Portuguese, Spanish or English, which addressed projects that built or used, with priority, games to perform argumentative activities in educational contexts. Six publications fit these criteria directly, three analog games and three digital games. The authors of the studies emphasized the need for games to be included in a pedagogical design that guides the argumentative process so that the pedagogical proposal is enhanced. In addition, despite the effervescence of digital games, analog games also facilitated students' engagement in argumentative activities.With this review, the current study corroborates the development of future projects that promote argumentation through games. Keywords: argumentation, digital games, analog games, knowledge construction.
Este artículo presenta una revisión de trabajos que proponen utilizar, principalmente, juegos para promover el desarrollo de habilidades argumentativas vinculadas a la construcción del conocimiento. Fueron considerados los trabajos publicados en la última década (2010 a 2019), escritos en portugués, español o inglés, que abordan proyectos que construyeron o utilizaron, con prioridad, juegos para realizar actividades argumentativas en contextos educativos. Seis publicaciones se ajustan a estos criterios directamente, tres juegos físicos y tres juegos digitales. Los autores de los estudios enfatizaron la necesidad de que los juegos se incluyan en un design pedagógico que guíe el proceso argumentativo para que la propuesta pedagógica sea mejor. Además, a pesar de la efervescencia de los juegos digitales, los juegos físicos también facilitaron la participación de los estudiantes en actividades argumentativas. Con esta revisión, el estudio actual corrobora con el desarrollo de proyectos futuros que promueven la argumentación a través de los juegos. Palabras clave: argumentación, juegos digitales, juegos físicos, construcción del conocimiento.