Este artigo enfoca a exposição Através, em Inhotim, coleção e propriedade particular do colecionador Bernardo Paz, ambas situadas nos arredores da cidade de Brumadinho, cerca de 60 quilômetros de Belo Horizonte. Além de uma visão crÃtica de parte do acervo exposto e publicado com o mesmo tÃtulo Através, em catálogo da Instituição, verificam-se aqui os mecanismos curatoriais que exercitam estratégias de reafirmação do poder mercadológico do sistema artÃstico brasileiro, com a nÃtida predominância da presença de artistas brasileiros representados pelas galerias Luisa Strina e Fortes Vilaça, ambas em São Paulo.
This article focus on the art exhibition Através, in Inhotim, a private collection and
personal property of the collector Bernardo Paz, both situated close to the city of Brumadinho,
about 60 kilometers from Belo Horizonte. Beyond a critical review of part
of the exhibited collection and published in the institution catalogue with the same title
Através, the curatorial mechanisms are verified herein that exercise strategies reaffirming
the market power of the Brazilian artistic system, with the distinct presence of Brazilian
artists represented by the Luisa Strina and Fortes Vilaça galleries, both in Sao Paulo.