AVALIAÇÃO DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA

RENCIMA

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ISSN: 2179-426X
Editor Chefe: Juliano Schimiguel
Início Publicação: 31/12/2009
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

AVALIAÇÃO DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Ano: 2012 | Volume: 3 | Número: 2
Autores: M. E. K. L. dos Santos, L. H. Amaral
Autor Correspondente: M. E. K. L. dos Santos | marcio.santos@cruzeirodosul.edu.br

Palavras-chave: objetos virtuais de aprendizagem, ensino de matemática, avaliação

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo faz parte de uma pesquisa de doutorado em andamento, neste trabalho apresentamos a avaliação dos objetos virtuais de aprendizagem segundo o instrumento de avaliação proposto por Nesbit (2003). O objetivo é analisar as características e contribuições dos objetos virtuais de aprendizagem no ensino de matemática e sua importância como ferramenta pedagógica. Para tal, nosso referencial teórico esta baseado nas definições encontradas na literatura sobre objetos virtuais de aprendizagem, repositórios de objetos virtuais de aprendizagem e avaliação de softwares educacionais. Os objetos analisados pertencem aos repositórios BIOE (Banco Internacional de Objetos Educacionais) e CESTA (Coletânea de Entidades de Suporte ao uso de Tecnologia na Aprendizagem), ambos os repositórios de acesso livre e gratuito. Os resultados apontam que os objetos virtuais de aprendizagem podem contribuir de forma significativa na melhoria da aprendizagem de nossos alunos, o que nos leva a intensificar esforços na busca por alternativas de análise e desenvolvimento de materiais que possam potencializar a aprendizagem de nossos estudantes.



Resumo Inglês:

This article is part of an ongoing doctoral research, this paper presents the evaluation of virtual learning objects according to the assessment tool proposed by Nesbit (2003). The objective is to analyze the characteristics and contributions of virtual objects in learning math and its importance as
a pedagogical tool. To this end, our theoretical framework is based on definitions found in the literature on virtual learning objects, repositories of virtual learning objects and evaluation of educational software. The analyzed objects belong to the repositories BIOE (Bank for International
Educational Objects) and CESTA (Collection of Support Entities Use of Technology in Learning), both repositories for free access. The results show that the virtual objects of learning can contribute significantly in improving the learning of our students, which leads us to intensify efforts in the search for alternatives analysis and development of materials that can enhance the learning of our students.