Este artigo reflete sobre o trabalho Bocalapresentado em novembro de 2021 na 34ª Bienal de São Paulo, a convite do Festival Novas Frequênciase da organização Cultura Artística. Trata-se de um duo de improvisação vocal realizado pelas artistas Inés Terra e Paola Ribeiro. A partir da experiência de improvisação no evento mencionado e de conversas estimuladas por leituras ligadas ao estudo da voz na música improvisada e na arte da performance, as artistas discorrem sobre suas práticas e sobre as percepções possíveis do trabalho, confrontando as ideias iniciais que o configuraram e elaborações posteriores a sua realização, contribuindo com o entendimento dos processos de criação mediadospela exploração vocal e seus paradigmas socioculturais.
This article reflects on the work Bocalpresented in November 2021 at the 34th Bienal de São Paulo, at the invitation of the Novas Frequências festival and the Cultura Artísticaorganization. It is a vocal improvisation duo performed by artists Inés Terra and Paola Ribeiro. From the experience of improvisation in the mentioned event and conversations stimulated by readings linked to the study of voice in improvised music and performance art, the artists discuss their practices and possible perceptions of the work, confronting the initial ideas that configuredit. and elaborations subsequent to its realization, contributing to the understanding of the creation processes mediated by vocal exploration and its sociocultural paradigms.
Este artículo reflexiona sobre el trabajo Bocalpresentado en noviembre de 2021 en la 34ª Bienal de São Paulo, por invitación del Festival Novas Frequênciasy la organización Cultura Artística. Es un dúo de improvisación vocal realizado por las artistas Inés Terra y Paola Ribeiro. A partir de la experiencia de improvisación en el evento mencionado y conversaciones estimuladas por lecturas vinculadas al estudio de la voz en la música improvisada y la performance, las artistas discuten sus prácticas y posibles percepciones del trabajo, confrontando las ideas iniciales que lo configuraron y las elaboraciones posteriores a su realización, contribuyendo a la comprensión de los procesos de creación mediados por la exploración vocal y sus paradigmas socioculturales.