AS BODAS DE SANGUE DE GARCÍA LORCA E CARLOS SAURA

Revista Ecos

Endereço:
AVENIDA TANCREDO NEVES, 1095 - CAVALHADA II
CÁCERES / MT
78200-000
Site: http://periodicos.unemat.br/index.php/ecos
Telefone: (65) 99332815
ISSN: 23163933
Editor Chefe: Agnaldo Rodrigues da Silva
Início Publicação: 31/12/2003
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

AS BODAS DE SANGUE DE GARCÍA LORCA E CARLOS SAURA

Ano: 2013 | Volume: 15 | Número: 2
Autores: Syntia Alves
Autor Correspondente: S. Alves | syntiaalves@yahoo.com.br

Palavras-chave: Federico García Lorca, Deleuze, Carlos Saura, flamenco, linguagem.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho propõe uma análise comparativa entre a peça Bodas de Sangue, de Federico García Lorca, e o filme homônimo de Carlos Saura. Análise visa comparar a recriação da obra de Lorca por Saura a partir do conceito de Gilles Deleuze de ―teatro menor‖, entendendo que o cineasta faz um ensaio crítico operando pela subtração de marcadores de poder, em especial a linguagem textual de Lorca. Carlos Saura usa o cinema e o flamenco para criar Bodas de Sangue que, ao mesmo tempo em que não é uma recriação da peça de Lorca, apresenta-se fundamentalmente como uma obra lorquiana por meio do uso do flamenco.