O presente artigo tem como objetivo estabelecer uma relação entre a geografia e o turismo, a partir da apresentação destas disciplinas no decorrer do século XX. Buscamos apresentar os principais conceitos da geografia, como espaço e lugar, e relacioná-los metodologicamente com o recorte espacial do município de Poconé, no estado de Mato Grosso, Brasil por meio da sua tradicional festividade, conhecida como Cavalhada de Poconé. Tecemos análises sobre essa festa em relação à questão de identidade e memória, que é atribuída pela mídia e pelos governos municipal e estadual como um evento turístico que apresenta a Cavalhada atrelada à cultura e história da população do município de Poconé. Desse modo, esta pesquisa procura demonstrar que a Cavalhada de Poconé generaliza os aspectos da identidade e história como sendo um ato tradicional para disseminar a imagem de um atrativo turístico. A pesquisa nos fez perceber que a imagem da Cavalhada, difundida através da mídia e dos governos municipal e estadual como uma manifestação cultural e identitária da população de Poconé, é utilizada na propagação de um atrativo turístico que não tece relações de igualdade entre os grupos sociais de Poconé e reproduz um não-lugar.
This article aims to establish a relationship between geography and tourism, from the presentation of these disciplines throughout the 20th century. We seek to present the main concepts of geography, such as space and place and to relate them methodologically with the spatial outline of the municipality of Poconé, in the state of Mato Grosso, Brazil through its traditional festivity, known as Cavalhada de Poconé. We analyze this party in relation to the question of identity and memory, which is attributed by the media and by the municipal and state governments as a tourist event that presents Cavalhada linked to the culture and history of the population of the municipality of Poconé. Thus, this research seeks to demonstrate that Cavalhada de Poconé generalizes the aspects of identity and history as being a traditional act to disseminate the image of a tourist attraction. The research made us realize that the image of Cavalhada, disseminated through the media and the municipal and state governments as a cultural and identity manifestation of the population of Poconé, is used in the propagation of a tourist attraction that does not weave equal relations between the social Poconé and reproduces a non-place.