No contemporâneo, a imagem surgeem uma proposição ambígua, pois flutua paradoxalmente entre a materialidade e a virtualidade das tecnologias emergentes. Este artigo apresenta uma leitura sobre o filme Abril Despedaçado (Walter Salles, 2001), com ênfase na performance fotográfica assinada por Walter Carvalho. Como expressão performativa, uma camisa ensanguentadaserá o objeto/contexto de exemplificação poética. Assim, opercurso metodológico efetiva-se na investigação (de observação, descrição e discussão) de sujeitos, objetos e respectivos contextos e representações. Baseada nos estudos contemporâneos, a descrição dessaimagemdinamiza, estrategicamente,a plasticidade experimental de determinadas cenascinematográficas.
In contemporary, the image appears in an ambiguous proposition, because paradoxically floats betweenthe writingof matter and the virtuality of emerging technologies. This article presents a reading of the film Abril Despedaçado – Behind the Sun– (Walter Salles, 2001), with emphasis on performance photo signed by Walter Carvalho. As performative expression, a bloody shirtis the object/context exemplification poetic. The methodological approach is effective in research (observation, description and discussion) of subjects, objects and their contexts and representations. Basedon the contemporary studiesofcinema,the descriptionof that image streamlines strategically experimental plasticity of certain cinematic scenes.