O jogo GTA IV, versão atual da série Grand Theft Auto para multiplataformas, é estudado por suas propriedades de representação das formas de comunicação cotidiana transmutadas para a realidade simulada do game. Verificamos conceitos do campo lúdico (Johan Huizinga, 1999), bem como contribuições a respeito da função de representação da realidade por parte dos videogames (Jacques Brancher, 2009) a partir da noção de textualização do mundo da vida (Luís Nogueira, 2009). Nosso intuito é verificar as possibilidades de estudo sobre jogos como GTA IV, enquanto artefatos midiáticos de representação de realidades cotidianas, tais como espaços sociais, meios de comunicação, contextos socioculturais e formas de relacionamento.
The game GTA IV, newest version of Grand Theft Auto series for multi-platform, is studied for its representation properties of the communication forms of quotidian transmuted into the simulated reality of the game. We found concepts of the playful field (Johan Huizinga, 1999), as well as contributions about the function of representation of reality by videogames (Jacques Brancher, 2009) from the notion of lifeworld textualization (Luis Nogueira, 2009). Our purpose is to check the possibilities for study about games like GTA IV, as media’s artifacts representation of quotidian realities, such as social spaces, media, socio-cultural contexts and forms of relationships.