O presente artigo propõe a análise de duas obras literárias: A confissão de Lúcio de Mário de Sá Carneiro e O Retrato de Dorian Gray de Oscar Wilde, nas quais os autores, ao elaborarem em suas obras, espaços de reflexão sobre a arte e permitem aos personagens criarem obras artÃsticas inigualáveis por possuÃrem a centelha viva, capaz de materializar-se em A confissão de Lúcio com Marta, ou do retrato de Dorian Gray deter o seu envelhecimento, propondo um caminho na arte a ser definido pelos personagens, contra as modificações advindas do estabelecimento da sociedade moderna. Considera-se também a modernidade como base para os movimentos artÃsticos que surgem, trazendo uma nova perspectiva para a arte. Por isso, leva-se em consideração as modificações na concepção do homem advindas do
progresso.
The present article analyses two literary works, The confession of Lúcio of Mário de Sá Carneiro and The Picture of Dorian Gray of Oscar Wilde, in which authors elaborate, in its workmanships, reflection spaces on the art and allow the personages to create different artistic workmanships for possessing the flash alive, capable to materialize itself in The confession of Lúcio with Marta, or of the picture of Dorian Gray it withhold its aging, considering a way in the art to be defined by the personages, against the happened modifications of the establishment of the modern society. Modernity is also considered as basis for the artistic movements that appear bringing a new perspective for art. Therefore, it takes in consideration the modifications in the conception of the man caused by progress.