Contrapondo a visão economicista do homem, Thorstein Veblen (1965), na representação da classe ociosa, demonstrou que o consumo e as atividades cotidianas podem ser indexadores simbólicos, capazes de diferenciar os indivÃduos em termos dos grupos sociais a que pertencem. Nesse sentido, a marca Polo, criada pelo desenhista Ralph Lauren, foi construÃda através de sÃmbolos de um esporte de elite, o Polo, que, assim como verificado na classe ociosa detalhada por Veblen (1965), é uma atividade de caráter de entretenimento que afere status aos praticantes. O presente artigo analisa os elementos de comunicação da Polo, revelando uma construção de marca pertinente ao consumo conspÃcuo de Veblen (1965), buscando relacionar como os conceitos descritos pelo autor são traduzidos em elementos de comunicação, estimulando o consumo que foge à visão utilitarista dos bens adquiridos.
Countering the economistic view of man, Thorstein Veblen, in representing the leisured
class, demonstrated that consumption and daily activities can be symbolic indexers
capable of differentiating individuals in terms of the social groups to which they
belong. Accordingly, the Polo brand, created by designer Ralph Lauren, was constructed
by means of symbols of an elite sport, polo, which, as confirmed in the leisure
class described by Veblen, is an entertainment activity which measures the status of
its practitioners. This paper analyzes the communication elements of Polo, revealing
a brand building relevant to Veblen’s conspicuous consumption, seeking to relate how
the concepts described by the author are translated into elements of communication,
encouraging consumption, which evades the utilitarian view of the acquired goods.