OBJETIVO: Avaliar as complicações identificadas no período pós-infecção pelo novo coronavírus (COVID-19).
MÉTODO: Revisão integrativa da literatura em que, por meio da questão PICO, chegou na seguinte questão norteadora: “Quais as complicações identificadas no período pós-infecção por COVID-19?”. Para a produção do estudo, foi realizada uma busca na base de dados US National Library of Medicine National Institutesof Health (PUBMED) e Science Direct e foram escolhidos critérios de elegibilidade selecionando apenas publicações de 2020, disponíveis de forma íntegra. Em seguida, por meio da leitura e, posteriormente, análise dos resumos, foi considerada uma amostra final constituída de 20 publicações.
RESULTADOS: A maioria dos artigos selecionados foi de Revisão Sistemática. Em relação às complicações identificadas no período pós-infecção por COVID-19, destacaram-se as alterações neurovasculares (20%), fibrose pulmonar (15%) e disfunções cardiovasculares (15%).
CONCLUSÕES: Tornam-se necessários mais estudos, especialmente do tipo observacionais, para ponderar mais assertivamente sobre as causas de tais complicações, a fim de que os profissionais da linha de enfrentamento da pandemia, possam se prevenir, identificar as complicações e adotar as medidas necessárias ao tratamento precoce e corroborando com melhores pronósticos.