Determinado e determinante na doutrina da substância no livro Z da Metafísica

Barbarói

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ISSN: 1982-2022
Editor Chefe: Marco Andre Cadoná
Início Publicação: 30/06/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Multidisciplinar

Determinado e determinante na doutrina da substância no livro Z da Metafísica

Ano: 2007 | Volume: 1 | Número: 26
Autores: R. Zillig
Autor Correspondente: R. Zillig | rzillig@gmail.com

Palavras-chave: substância, forma, matéria, quididade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A afirmação de Aristóteles segundo a qual a forma é o ser primeiro das coisas materiais parece um abandono do projeto (caracteristicamente antiplatônico) de compreender os seres sensíveis como substâncias. O papel das noções de determinado e determinante, compreendidas segundo as perspectivas lógica e física na estrutura da argumentação do livro Z da Metafísica deve mostrar como Aristóteles chega a essa afirmação e porque ela parece excluir os seres sensíveis do âmbito das substâncias. A mesma estrutura deve mostrar em que medida a compreensão da forma como ser primeiro é conciliada com a pretensão de tomar as coisas sensíveis como seres determinados e substâncias.



Resumo Inglês:

Aristotle's statement, in which the form is the first being of the material things seems an abandonment of the project (characteristically antiplatonic) of understanding the sensitive beings as substances. The role of the notions of determinate and determinant, understood according to the logic and physical perspectives in the structure of the argumentation of the book Z of the Metaphysics might show the way Aristotle arrives to that statement and because it seems to exclude the sensitive beings of the extent of the substances. The same structure might show in what measures the understanding of the way as first being is reconciled with the pretension of taking the sensitive things as determinate beings and substances.