Diálogo em preto e branco: a experiência moderna na fotografia brasileira

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Editor Chefe: Prof. Luiz Henrique Barbosa
Início Publicação: 01/10/2001
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Comunicação

Diálogo em preto e branco: a experiência moderna na fotografia brasileira

Ano: 2012 | Volume: 14 | Número: 15
Autores: Marcelo Eduardo Leite, Carla Adelina Craveiro Silva
Autor Correspondente: Marcelo Eduardo Leite | rfonseca@fumec.br

Palavras-chave: Fotografia, modernismo, arte, fotoclubismo.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

No início do século XX, o campo das artes vive uma saudável reconfiguração e, nas artes brasileiras, a Semana de Arte Moderna, em 1922, evidencia a necessidade de absorção de novos valores estéticos, porém estas reformulações deveriam torná-las autenticamente nacionais. A fotografia não fez parte da semana, e, sua ausência é um indicativo de certo distanciamento que ela teve durante sua evolução dentro do campo das artes. Mais tarde, porém, com o advento dos fotoclubes, ela pode se inserir em tal contexto, conectando-se com a ideia de modernidade. Este artigo pretende apresentar os primeiros passos daquilo que podemos chamar de fotografia moderna, e para tanto, apresentaremos dois dos seus principais nomes, Thomaz Farkas e José Oiticica Filho.



Resumo Inglês:

In the early twentieth century, the field of arts experienced a healthy reconfiguration
and, in Brazilian arts, the Week of Modern Art, in 1922, evidenced the need for assimilating
new aesthetic values, but configuring them to be authentically national.
Photography was not included and its absence is indicative of some detachment of
photography’s evolution from that in the fields of arts in general. Later, however,
with the advent of photo clubs, it was inserted in the context of modern arts, thus
being associated with the idea of modernity. This article aims to describe the first steps
of what may be called modern photography, presenting two of its main representatives,
Thomaz Farkas and José Oiticica Filho.