Dinâmica do conhecimento: alguns apontamentos sobre a questão praedicatum inest subjectoem Leibniz

Perspectivas

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ISSN: 2448-2390
Editor Chefe: Judikael Castelo Branco
Início Publicação: 01/08/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Filosofia

Dinâmica do conhecimento: alguns apontamentos sobre a questão praedicatum inest subjectoem Leibniz

Ano: 2021 | Volume: 6 | Número: 1
Autores: C. Bonneau
Autor Correspondente: C. Bonneau | crbonneau1@gmail.com

Palavras-chave: Leibniz, Metafísica, Predicado, Sujeito.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O tema “predicado no sujeito” (praedicatum inest subjecto) constitui-se em um importante fundamento na filosofia de Leibniz, na medida em que esta noção organiza do ponto de vista lógico, várias questões da filosofia leibniziana, como a lógica, a linguagem, a epistemologia e a metafísica. Nesse texto, trataremos dessa noção a partir de uma leitura metafísica da substância em Leibniz, que busca dar o máximo de realidade possível aos seres criados por Deus. O ser, na dimensão do sujeito e de suas qualidades, não apenas são o resultado do decreto divino, mas se apresentam ao mundo em uma configuração racional, que ao mesmo tempo, garante e, sua ontologia, a sua identidade e sua diferença. Nossa investigação envereda pela leitura do praedicatum inest subjecto nesse caminho.

 

 



Resumo Inglês:

The theme “predicate in the subject” (praedicatum inest subjecto) constitutes an important foundation in Leibniz’s philosophy, insofar as this notion organizes, from a logical point of view, several issues of leibnizian philosophy, such as logic, language, epistemology and metaphysics. In this paper, we will deal with this notion from a metaphysical reading of the substance in Leibniz, which seeks to give as much reality as possible to beings created by God. Being, in the dimension of the subject and its qualities. Thus, are not only the result of the divine decree, but are presented to the world in a rational configuration, which at the same time guarantees and, on its ontology, its identity and its difference. Our investigation takes the reading of the praedicatum inest subjecto on this path.