A obra, uma coprodução do IDP, UFRGS e DLJV, reproduz artigos e contribuições do primeiro encontro da Associação Luso-Alemã de Juristas, da qual faço parte, no Brasil, em Brasília e Porto Alegre e agora foi lançado em segunda edição pela Editora Revista dos Tribunais. A Associação Luso-Alemã de Juristas (Deutsch-Lusitanische Juristenvereinigung – DLJV), foi fundada em 1991 pelo Prof. Dr. Dr.
c. mult. Erik Jayme, da Universidade de Heidelberg e Prof. Manuel Malheiros, de Lisboa, na época trabalhando no Tribunal das Comunidades Europeias em Luxemburgo. Trata-se de uma das mais importantes associações científicas voltada para a promoção da cooperação científica e divulgação da cultura jurídica dos países lusófonos na Alemanha, assim como da tradição jurídica germânica nos países lusófonos, entre os quais o Brasil. A “DLJV” reúne juristas de ambas as culturas e línguas, caracterizando-a publicações de alto valor científico em ambas as línguas, português e alemão, como a que realizamos. Jovens juristas e famosos professores se reunem nestes eventos, relatando a pesquisa sobre a família do direito lusófono (lusitanische Rechtsfamilie) e o direito alemão, possibilitando um intercâmbio muito frutífero e estimulante.
Em novembro de 2009, em Brasília e Porto Alegre, tivemos quatro dias dedicados ao estudo do direito alemão e o direito lusófono. Tive o prazer de organizar aqui em Brasília este Tagung da DLJV que comemorou seus 18 anos de existência com este seu primeiro encontro no Brasil, nos dias 16 e 17 de novembro, e nos seguintes dias 18 e 19 de novembro, a convite da Prof. Dra. Claudia Lima Marques, em Porto Alegre, parte dos juristas alemães e portugueses puderam compartilhar seu conhecimento com os colegas do sul do país.