O presente artigo pretende aprofundar a doutrina do eterno retorno presente na filosofia de Nietzsche, de modo articulado com a literatura do argentino Borges. Através dos elementos do realismo fantástico buscamos pontos de contato que nos auxiliem a entender a relação do homem com o tempo e a mediação da vida e da morte como elementos centrais. Disporemos de dois focos de interpretação possíveis da doutrina do eterno retorno e buscaremos aproximá-los das reflexões borgeanas. Podendo ser entendido como niilismo corrosivo ou como possibilidade de afirmação da vida, o eterno retorno lida com questões existenciais, no sentido da relação que o homem estabelece com sua vivência em um tempo finito e sob as contingências que lhe são próprias. A busca do personagem principal do conto de Borges traz vicissitudes semelhantes em sua peregrinação a uma suposta nova relação com a finitude na cidade dos Imortais. Buscar semelhanças e dissonâncias será nosso objetivo.
The present paper intends to deepen the doctrine of the eternal return present in the philosophy of Nietzsche in a way articulated with the literature of the Argentine Borges. Through the elements of fantastic realism, we seek points of contact that will help us understand the relation of man to time and the mediation of life and death as central elements. We will have two possible foci of interpretation of the doctrine of the eternal return, and we will try to bring them closer to the borgean reflections. As corrosive nihilism or possibility of life affirmation, the eternal return deals with existential questions, in the sense of the relationship that man establishes with his experience in a finite time and under the contingencies that are his own. The search for the main character of Borges’ tale brings similar vicissitudes in his pilgrimage to a supposed new relation with finitude in the city of the Immortals. Seeking similarities and dissonances will be our goal.