O artigo, em diálogo com a teologia de Rompendo o silêncio, de Gebara (2000), trata mais especificamente de mentalidades e imaginários cristãos desde uma perspectiva historiográfica. Ao avaliar figuras femininas paradigmáticas do imaginário católico, a saber, Maria, mãe de Jesus, e Maria de Mágdala, aponta para o impacto de mensagens antifeministas divulgadas durante longos séculos. Ao mesmo tempo, desejoso de romper o silêncio imposto por tais mensagens, o artigo recupera a memória medieval de Heloísa e suas controvérsias com o imaginário cristão patriarcal.
This article dialogues with Ivone Gebara’s theology in her word: Breaking the silence, and more specifically with mentalities and Christian imagery from a historical perspective. Evaluating central female figures from the Catholic imagery, such as Mary, the mother of Jesus, and Mary of Magdala, it deals with the impact of antifeminist messages over the centuries. At the same time, hoping to break the silence imposed by these images, the article recovers the Medieval memory of Heloise and her controversies with the patriarchal Christian imagery.
El artículo, en diálogo con la teología de “romper el silencio”, de Gebara, trata mas específicamente de mentalidades e imaginarios cristianos desde una perspectiva historiográfica. Al evaluar figuras femeninas paradigmáticas del imaginario católico, a saber, Maria madre de Jesús, y Maria de Magdala, se apunta para el impacto de mensajes antifeministas divulgadas por largos siglos. Al mismo tiempo, deseoso de romper el silencio impuesto por tales mensajes, el artículo recupera la memoria medieval de Heloisa y sus controversias con el imaginario cristiano patriarcal.