O objetivo do presente trabalho é descrever, discutir e analisar o surgimento do conto enquanto gênero de ficção, tendo como ponto de partida uma reflexão a respeito de Review of Twice-Told Tales, resenhas crÃticas de Edgar Allan Poe sobre os contos de um de seus contemporâneos, o escritor Nathaniel Hawthorne. Em tais textos, Poe apresenta a teoria da unidade de efeito, juntamente com a tese de que o conto poderia ser o veÃculo apropriado para a expressão máxima dos talentos de um artista. Além disso, será analisado o contexto literário norte-americano de princÃpios do século XIX, perÃodo no qual Poe produziu sua obra e que assistiu à consolidação do conto enquanto gênero ficcional. Neste sentido, serão abordados alguns aspectos do referencial teórico existente sobre narrativas curtas, a fim de problematizar alguns aspectos suscitados pela análise de Poe. Por último, serão feitas algumas considerações a respeito das ressonâncias de Poe na crÃtica literária, considerando que Mário de Andrade, Machado de Assis e Julio Cortázar retomam, rediscutem e reelaboram algumas noções propostas por Poe a respeito do conto.