O artigo apresenta um estudo teórico pautado na perspectiva do Ensino Desenvolvimental e na Base Histórico-Cultural, objetivando identificar princípios epistemológicos que sustentem uma concepção de Educação do Campo, bem como de formação de seus professores, que possibilitem a materialização de uma educação alternativa, crítica e emancipatória aos povos do campo. Sustentam-se três focos de discussão e reflexão: a) marco histórico da Educação do Campo, influências neoliberais; b) marcos legais da formação de educadores do campo frente ao agravamento da influência neoliberal em tempo de Pandemia Covid-19; c) a contribuição da perspectiva do Ensino Desenvolvimental para a proposição de uma concepção de Educação do Campo, pública, gratuita e de qualidade social. Os princípios epistemológicos identificados, fortalecem a Obutchenie como processo responsável por um sistema de organização e métodos que asseguram a apropriação da experiência socialmente formada, promovendo mudanças qualitativas no desenvolvimento mental dos sujeitos, logo nas possibilidades de emancipação e transformação social.
The article presents a theoretical study based on the perspective of Teaching Development and on the Historical-Cultural Basis, with the objective of identifying epistemological principles that support a conception of Rural Education, and of the training of its teachers, that is capable of materializing an alternative, criticism and emancipatory education for rural peoples. Three points of discussion and reflection are supported: a) the historical framework of Rural Education under neoliberal influences; b) legal frameworks for the training of rural educators, the worsening of neoliberal influence at the time of Pandemia Covid-19; c) the contribution of the Education for Development perspective to the proposal of a concept of Rural Education, public, free and of social quality. The identified epistemological principles strengthen the obutchenie as a process of organization and methods that guarantee the appropriation of the socially formed experience, which will promote qualitative changes in the subjects' mental development, directly implying the possibilities of emancipation and social transformation.