Propomo-nos, neste trabalho, a fazer uma reflexão sobre algumas contribuições de Humberto Maturana que consideramos pertinentes em relação ao descompasso dos processos educacionais em geral e, em particular, em relação à educação escolar indígena. Partimos do pressuposto epistemológico de que a emoção é o sentimento que orienta nossas atitudes cotidianas. A pesquisa se desenvolve tomando como ponto de partida a busca por ampliação do repertório de conhecimentos e saberes que contribuam para o trabalho docente, tanto a partir de sua formação inicial (licenciaturas) quanto continuada. A Biologia do Amor e a Biologia do Conhecimento foram tomadas como princípios para proposições explicativas sobre os fazeres humanos a partir da noção de acoplamento entre biologia e cultura. Constatamos, com esta pesquisa, que as proposições de Humberto Maturana contribuem com importantes e inovadores subsídios para a educação em geral e para a formação de professores(as) na educação escolar indígena em particular; além disso, pode-se afirmar que existe uma proximidade muito significativa entre algumas proposições de Maturana com a cultura Guarani.
We propose to make a reflection about some of Humberto Maturana’s contributions that we consider relevant related to the mismatch of educational processes in general, and in Indigenous Education in particular. We start from the epistemological assumption that the emotion is the feeling that guides our everyday attitudes. The research is developed taking as starting point the search for enlargement of the repertory of knowledge and learning that contributes to the instructors work, since their initial formation (degrees) to their continuing education. The Biology of Love and Biology of Knowledge were taken as principles for the explaining propositions about the human doings, starting from the notion of coupling between biology and culture. We found in this research that (1) the Humberto Maturana’s propositions contribute with important and innovative subsidies to the education in general and to teacher’s formations in indigenous education in particular and (2) that there is a very significant proximity among some of Maturana’s propositions and the Guarani culture.