Educação musical sob conceitos musicoterápicos: relatos e reflexões sobre o trabalho musical realizado na APAE de Santos com redirecionamento ao ensino regular.

Revista InCantare

Endereço:
Rua dos Funcionario, 1357
Curitiba / PR
82030050
Site: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/incantare
Telefone: (41) 3166-3708
ISSN: 2317-417X
Editor Chefe: Profª. Drª Ana Maria de Barros
Início Publicação: 31/12/2009
Periodicidade: Diário
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

Educação musical sob conceitos musicoterápicos: relatos e reflexões sobre o trabalho musical realizado na APAE de Santos com redirecionamento ao ensino regular.

Ano: 2013 | Volume: 4 | Número: 1
Autores: D. L. Fiuza, W. de O. Junior, M. Smith
Autor Correspondente: D. L. Fiuza | inCantare@fap.com.br

Palavras-chave: educação musical, educação especial, ensino regular, conceitos musicoterápicos

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo relata uma experiência em Arte Educação e Musicalização realizada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santos (APAE), cujo diferencial aponta para uma necessidade de incorporar conceitos musicoterápicos. Assim, a proposta desse estudo consistiu na reflexão da prática do ensino musical de forma mais integral e com a possibilidade de também aplicá-la no ensino regular sob o olhar da Musicoterapia. Foi possível constatar que a experiência relatada já demonstrava uma utilização alternativa de ensino musical cujos efeitos foram positivos. Concluímos, então, que implantar a Musicoterapia certamente trará benefícios não tão somente para o corpo discente como para o próprio ambiente escolar como um todo. Entendemos que considerando alguns dos exemplos relatados podem ser elaborados projetos com propostas mais amplas e com participações de musicoterapeutas entre outros profissionais ligados à área.