Efeito de diferentes métodos de superação de dormência em sementes de Pega-pega (Desmodium incanum DC.)

Pesquisa Agropecuária Gaúcha

Endereço:
Rua Gonçalves Dias - Menino Deus
Porto Alegre / RS
90130-060
Site: http://revistapag.agricultura.rs.gov.br/ojs/index.php/revistapag
Telefone: (51) 3288-8021
ISSN: 0104-9070
Editor Chefe: Lissandra Souto Cavalli
Início Publicação: 01/01/1995
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Ciências Agrárias, Área de Estudo: Agronomia, Área de Estudo: Melhoramento Animal, Área de Estudo: Microbiologia, Área de Estudo: Recursos Florestais e Engenharia Florestal, Área de Estudo: Recursos Pesqueiros e Engenharia da Pesca, Área de Estudo: Zootecnia, Área de Estudo: Multidisciplinar

Efeito de diferentes métodos de superação de dormência em sementes de Pega-pega (Desmodium incanum DC.)

Ano: 2019 | Volume: 25 | Número: 1
Autores: LuedkeF. E., Lavach F. L., SchlotefeldtC., NunesL. F. do N., BalbuenaH. F. F., de Oliveira M. G., de PaivaS. M., & QuadrosE. S.
Autor Correspondente: LuedkeF. E. | felipeeduardoluedke@gmail.com

Palavras-chave: Dormência. Escarificação mecânica. Espécies forrageiras. Germinação.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Pesquisas sobre o potencial germinativo de espécies forrageiras naturais do sul do Brasil, como o Pega-pega (Desmodium spp), ainda são escassas. Visando promover a germinação de sementes de pegapega, o objetivo do trabalho foi testar a eficiência de testes de superação de dormência. As sementes foram submetidas aos seguintes tratamentos: escarificação química com ácido sulfúrico H2SO4 (72%/5 min); imersão em água quente (80ºC/5 min); escarificação mecânica manual (lixa nº 80) por 30 segundos; e embebição em ácido giberélico GA3 por 48 horas. A aplicação dos tratamentos foi realizada em sementes com e sem lomento. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado e foram realizadas quatro repetições de 25 sementes cada. Dentre os métodos testados, a escarificação mecânica proporcionou a maior porcentagem de germinação aos 15 dias após o início do experimento, atingindo valores médios próximos a 80%, diferindo significativamente dos demais tratamentos, tanto em sementes com quanto sem lomento.