A partir da análise crítica do discurso como transmétodo, o discurso tradicional situa-se nas perspectivas: social, educacional, política e crítica; canalizando a resistência, a crítica e a política dela. Como objetivo complexo, a crise do profissional venezuelano se sustenta na aposentadoria, na terceira idade, de suas próprias vozes; e com ela, saídas rompidas em rizomas profundamente inclusivos na religação. A complexidade e a decolonialidade planetária sustentam a indagação de forma transmetodológica. Noveprofissionais venezuelanos foramentrevistados com 5 perguntas abertas. Nas conclusões antecipadas, a crise se revela nos momentos venezuelanos de protestos pelo vexame de nossa dignidade humana. O preconceito de idade pode ser a desculpa colonial para assediar o aposentado; devemos ser consistentes que a ecosofia é escassa; a arte de viver na Venezuela é uma urgência, é água para os sedentos, junto com a pandemia, a condição humana é desumanizada.
From the critical analysis of discourse as a transmethod, traditional discourse is situated in perspectives: social, educational, political and critical; channeling the resistance, the critical and political of it. As a complex objective, the crisis of the Venezuelan professional is supported by being retired, in the third age from their own voices; and with it, ruptured outlets in deeply inclusive rhizomes in re-binding. Complexity and planetary decoloniality support the inquiry transmethodically. 9 Venezuelan professionals are interviewed with 5 open questions. In the conclusions in advance, the crisis is revealed in Venezuelan moments of protests for the vexation of our human dignity. Ageism can be the colonial excuse to harass the retiree; we must be consistent that ecosophy is scarce; the art of living in Venezuela is an urgency, it is water for the thirsty, coupled with the pandemic, the human condition is inhumanized.
Desde el análisis crítico del discurso como transmétodo se sitúa el discurso tradicional en perspectivas: sociales, educativas, políticas y críticas; encauzando la resistencia, lo crítico y político del mismo. Como objetivo complejo se sustenta la crisis de profesional venezolano al estar jubilado, en la tercera edad desde sus propias voces; y con ello, salidas rupturadas en rizomas profundamente incluyentes en re-ligaje. Complejidad y decolonialidad planetaria sustentan la indagación transmétodicamente. Se entrevistan a 9 profesionales venezolanos con 5 preguntas abiertas. En las conclusiones en avance, se devela la crisis en momentos venezolanos de protestas por la vejación de nuestra dignidad humana. El edadismo puede ser la escusa colonial para vejar al jubilado; debemos ser consecuentes que la ecosofía escasea; el arte de habitar en Venezuela es una urgencia, es agua para el sediento, aunado a la pandemia la condición humana se inhumaniza.