O texto é fundamentado em discussões contemporâneas a respeito de três objetos: sexualidade, comunicação social e cultural, ecologia. Cada um desses três objetos foi constituído tradicionalmente dentro de binarismos que contrapõem masculino e feminino, emissor e receptor, homem e natureza. O objetivo é mostrar que é possível romper com os binarismos normativos, constituindo um campo convergente de pensamento. A partir da exegese de textos fundamentais de cada área, exercitando o pensamento analógico e o método da complexidade, identifica-se uma tendência: considerar a integração de polos normalmente opostos e admite-se atuar com paradoxos, como por exemplo estar ao mesmo tempo em rede e à margem. Entende-se que indicar essa tendência movimenta possibilidades para o conhecimento, para a Educação e para a política.
The text is based on contemporary discussions about three objects: sexuality, social and cultural communication, ecology. Each of these three objects was traditionally constituted within binarisms that contrast male and female, emitter and receiver, man and nature. The objective is to show that it is possible to break with normative binarisms, constituting a convergent field of thought. From the exegesis of fundamental texts of each area, exercising analogical thinking and the method of complexity, a tendency is identified: to consider the integration of normally opposing poles and to act with paradoxes, such as being at the same time connected and marginalized. It is understood that indicating this tendency moves possibilities for knowledge, Education and politics.
El texto está fundamentado en discusiones contemporáneas acerca de tres objetos: sexualidad, comunicación social y cultural, ecología. Cada uno de estos tres objetos fue constituido tradicionalmente desde binarismos que contraponen masculino y femenino, emisor y receptor, hombre y naturaleza. El objetivo es mostrar que es posible romper con los binarismos normativos, constituyendo un campo convergente de pensamiento. A partir de la exégesis de textos fundamentales de cada área, ejercitando el pensamiento analógico y el método de la complejidad, se identifica una tendencia: considerar la integración de polos normalmente opuestos y se admite actuar con paradojas, como por ejemplo estar al mismo tiempo en red y en margen. Se entiende que indicar esta tendencia mueve posibilidades para el conocimiento, para la Educación y para la política.