O artigo se propõe a traçar um breve panorama sobre a noção de imagem no Ocidente medieval, assim como a partir dessa noção analisar e relacionar as relíquias e os relicários. As imagens medievais buscam representar o que não é possível de se ver, o sobrenatural. Os elementos que compõem as imagens se conformam aos códigos simbólicos e não ao realismo da representação. A imagem é uma “coisa” propriamente dita. Ela representa o invisível no visível, Deus no homem, o ausente no presente. A veneração às relíquias era muito comum durante a Idade Média. Os relicários, por conservarem” as relíquias, garantem a elas mais prestígio, mais força; a ornamentação exuberante provoca nos fiéis uma maior credibilidade à santidade das mesmas.
This article proposes a brief overview of the notion of image in the medieval West, as well as from this notion to analyze and relate relics and reliquaries. Medieval images seek to represent what is not possible to see, the supernatural. The elements that compose the images conform to the symbolic codes and not to the realism of the representation. The image is a "thing" itself. It represents the invisible in the visible, God in man, the absent in the present. Veneration of relics was very common during the Middle Ages. The reliquaries, by "preserving" the relics, grant them more prestige, more strength; The exuberant ornamentation provokes in the faithful a greater credibility to the sanctity of the same ones.