Estado nutricional de pacientes adultos com fibrose cística atendidos em um hospital de referência em Fortaleza-CE

Revista Brasília Médica

Endereço:
SCES Trecho 3 - AMBr - Asa Sul
Brasília / DF
70200003
Site: http://www.rbm.org.br/
Telefone: (61) 2195-9710
ISSN: 2236-5117
Editor Chefe: Eduardo Freire Vasconcellos
Início Publicação: 01/09/1967
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Ciências da Saúde, Área de Estudo: Enfermagem, Área de Estudo: Medicina, Área de Estudo: Saúde coletiva

Estado nutricional de pacientes adultos com fibrose cística atendidos em um hospital de referência em Fortaleza-CE

Ano: 2023 | Volume: 60 | Número: Especial
Autores: Benedita Jales Souza, Mara Rúbia Fernandes de Figueiredo, Carolina Inês Nascimento Braga, Gabrielle de Oliveira Freire
Autor Correspondente: Benedita Jales Souza | rbm@ambr.org.br

Palavras-chave: fibrose cística, antropometria, avaliação nutricional,

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

INTRODUÇÃO: Ao longo dos anos, tem se observado aumento na expectativa de vida de pacientes com fibrose cística e o estado nutricional tem importante papel na evolução da doença pulmonar, uma vez que está diretamente relacionado com a qualidade de vida e sobrevida desses pacientes.

OBJETIVO: Divulgar o estado nutricional de pacientes adultos com fibrose cística atendidos em um hospital de referência.

METODOLOGIA: Trata-se de um estudo observacional e quantitativo. Participaram pacientes adultos atendidos no ambulatório de fibrose cística de um hospital de referência em pneumologia na cidade de Fortaleza-Ceará. Para este estudo, foi considerada a última avaliação nutricional antropométrica realizada no período de atendimento entre junho de 2016 a dezembro de 2022. Então, utilizou-se o Índice de Massa Corporal (IMC), Circunferência do Braço (CB), Dobra Cutânea Tricipital (DCT) e Circunferência Muscular do Braço (CMB).

RESULTADOS: Foram avaliados 34 pacientes com média de idade de 27,9 ± 9,6 anos, sendo a mesma quantidade de homens (n=17) e mulheres (n=17). Apesar da média do IMC (21,3 ± 4,7kg/m2) tenha revelado eutrofia, esteva abaixo do recomendado para pacientes com fibrose cística. Além disso, tanto a DCT (75,0%) como a CB (87,5%) revelaram desnutrição moderada e leve, respectivamente. Diferentemente, a CMB (91,4%), mostrou preservação da massa muscular.

CONCLUSÃO: Embora o diagnóstico nutricional tenha divergido entre os parâmetros de avaliação antropométrica utilizados, a desnutrição foi mais evidente, mostrando que a dobra cutânea triciptal e a circunferência do braço foram mais sensíveis em diagnosticar desnutrição precoce nos pacientes adultos com fibrose cística em comparação com o índice de massa corporal e a circunferência do braço.