INTRODUÇÃO: Ao longo dos anos, tem se observado aumento na expectativa de vida de pacientes com fibrose cística e o estado nutricional tem importante papel na evolução da doença pulmonar, uma vez que está diretamente relacionado com a qualidade de vida e sobrevida desses pacientes.
OBJETIVO: Divulgar o estado nutricional de pacientes adultos com fibrose cística atendidos em um hospital de referência.
METODOLOGIA: Trata-se de um estudo observacional e quantitativo. Participaram pacientes adultos atendidos no ambulatório de fibrose cística de um hospital de referência em pneumologia na cidade de Fortaleza-Ceará. Para este estudo, foi considerada a última avaliação nutricional antropométrica realizada no período de atendimento entre junho de 2016 a dezembro de 2022. Então, utilizou-se o Índice de Massa Corporal (IMC), Circunferência do Braço (CB), Dobra Cutânea Tricipital (DCT) e Circunferência Muscular do Braço (CMB).
RESULTADOS: Foram avaliados 34 pacientes com média de idade de 27,9 ± 9,6 anos, sendo a mesma quantidade de homens (n=17) e mulheres (n=17). Apesar da média do IMC (21,3 ± 4,7kg/m2) tenha revelado eutrofia, esteva abaixo do recomendado para pacientes com fibrose cística. Além disso, tanto a DCT (75,0%) como a CB (87,5%) revelaram desnutrição moderada e leve, respectivamente. Diferentemente, a CMB (91,4%), mostrou preservação da massa muscular.
CONCLUSÃO: Embora o diagnóstico nutricional tenha divergido entre os parâmetros de avaliação antropométrica utilizados, a desnutrição foi mais evidente, mostrando que a dobra cutânea triciptal e a circunferência do braço foram mais sensíveis em diagnosticar desnutrição precoce nos pacientes adultos com fibrose cística em comparação com o índice de massa corporal e a circunferência do braço.