Estratégias metaficcionais em narrativas de Ian McEwan

Odisseia

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ISSN: 1983-2435
Editor Chefe: Samuel Anderson de Oliveira Lima e Marcelo da Silva Amorim
Início Publicação: 31/07/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística

Estratégias metaficcionais em narrativas de Ian McEwan

Ano: 2017 | Volume: 2 | Número: 2
Autores: Caio Antônio Nóbrega, Genilda Azerêdo
Autor Correspondente: C. A. Nóbrega, G. Azerêdo | caioamnobrega@gmail.com

Palavras-chave: Ian McEwan, metaficção, paródia, mise en abyme, leitores e escritores ficcionais.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste artigo, direcionamos nossa atenção para quatro romances do escritor inglês Ian McEwan – The Cement Garden, The Innocent, Enduring Love e Atonement –, a fim de rastrearmos recursos de criação metaficcional utilizados na composição destas narrativas. Ao fazer uso de estratégias como mise en abyme, paródia, e ao tematizar os processos de escrita e leitura, inserindo personagens que atuam como leitores e/ou escritores, McEwan inscreve em tais textos literários problematizações sobre sua própria construção ficcional e seu status de ficção. Concluímos que os quatro romances discutidos atestam a profundidade e o alcance de questões de ordem metaficcional no conjunto da obra de Ian McEwan.