FATORES RELACIONADOS AO SENSO DE AUTO EFICÁCIA PARA ATIVIDADE FÍSICA DE ADULTOS DE MEIA IDADE E IDOSOS ATIVOS

Intellectus Revista Acadêmica Digital

Endereço:
Rod. Gov. Adhemar Pereira de Barros - Tanquinho Velho
Jaguariúna / SP
Site: http://revistaintellectus.com.br/Inicio.aspx
Telefone: (19) 3837-8500
ISSN: 16798902
Editor Chefe: Prof.ª Dr.ª Ana Maria Girotti Sperandio
Início Publicação: 20/10/2014
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

FATORES RELACIONADOS AO SENSO DE AUTO EFICÁCIA PARA ATIVIDADE FÍSICA DE ADULTOS DE MEIA IDADE E IDOSOS ATIVOS

Ano: 2018 | Volume: 47 | Número: 1
Autores: Bruna Mayara Madruga Diego Calixto Pereira Kellven Caique de Jesus Ribeiro Rodrigo Reis de Souza Taiguara Bertelli Costa
Autor Correspondente: Taiguara Bertelli Costa | taiguarabertelli@yahoo.com.br

Palavras-chave: Treinamento de força e idoso; Exercício resistido e idoso; Atividade de Vida Diária do idoso; Autoeficácia e Atividade Física; Auto eficácia em idosos.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O envelhecimento é um processo que envolve fatores genéticos, biológicos, fisiológicos, psicológicos e sociais, que tem relação direta com as capacidades funcionais do indivíduo, e a prática de atividade física regular pode proporcionar aos idosos benefícios que aumentam a expectativa de vida e façam com que o envelhecimento seja bem-sucedido. O objetivo do presente estudo foi analisar as relações entre a auto eficácia e qualidade neuromuscular. O estudo primeiramente foca-se na análise da literatura a respeito das alterações decorrentes do processo de envelhecimento, tais como, perda da massa muscular, aumento da gordura corporal, dificuldades para a realização das atividades da vida diária (AVD) e como a prática sistemática de atividade física (AF) pode contribuir de maneira positiva nessas alterações. Num segundo momento, o foi realizada uma pesquisa de campo, com 65 indivíduos com mais de 50 anos de idade (46 idosos e 19 adultos), todos frequentadores de programas de atividade física supervisionada, oferecidos pela prefeitura dos municípios de Arthur Nogueira/SP e Jaguariúna/SP. Foram investigamos quais os indicadores de qualidade neuromusculares positivamente associados à ao senso de auto eficácia para atividade física. Os resultados demonstraram que não há relação entre a crença que o indivíduo tem em aderir à atividade física regular e seu estado neuromuscular. Por fim, especula-se que essa crença seja decorrente de sua experiência de vida e não de funcionalidade física.