Este trabalho – a partir dos pressupostos teóricos da Folkcomunicação – busca analisar os diferentes modos de receber a mensagem midiática por parte de grupos massivos e de audiências específicas, em questões relativas à identidade homoafetiva projetada pelas telenovelas. Com base numa pesquisa de opinião sobre a homossexualidade (para um grupo massivo) e num grupo focal (constituído homossexuais e realizado após a exibição de cenas de telenovelas envolvendo personagens gays), procura-se entender de que modo a representação da homoafetividade na televisão impacta a construção das identidades e dos valores destes grupos. Nessas pesquisas, aponta-se que há uma dicotomia na recepção: enquanto o grupo de cultura contra-hegemônica formado pelos homossexuais enfatiza a não afetividade entre os casais das diversas tramas da rede Globo, o grupo massivo, apesar de aprovar os personagens na trama, majoritariamente se coloca contra formas explícitas de afeto, como o beijo entre personagens de mesmo sexo. Assim, pretende-se mostrar uma nova especificidade no estudo tanto da Folkcomunicação como nos Estudos de Recepção.
This work – from the theoretical assumptions of Folkcommunication – analyzes the different ways to receive the media message by massive groups and target audiences on issues of identity gay designed by telenovelas. Based on a survey about homosexuality (for a massive group) and a focus group (composed and performed homosexuals after viewing scenes of telenovelas involving gay characters), it aims to understand how the representation of homo television impacts the construction of identities and values of these groups. In these surveys, indicates that there is a dichotomy at the reception: while the group of counter-hegemonic culture formed by homosexuals does not emphasize the affection between couples of different plots of the Globo TV network, the group mass, while approving the characters in the plot, mainly arise from explicit forms of affection, like the kiss between characters of the same sex. We intend to show a new specificity in the study of both Folkcomunicação and studies of reception.