O presente trabalho busca situar a Psicopatologia Fundamental em relação ao contexto atual da psicopatologia e delimitar seu âmbito cientÃfico naquilo que ela traz de original na discussão psicopatológica.
Inicialmente, o campo da psicopatologia é estudado em relação à formalização proposta por Karl Jaspers em termos de uma psicopatologia geral. Em seguida, discute-se a incidência especÃfica da psicanálise nesse debate.
Propõe-se que a tarefa da psicopatologia fundamental tem três frentes principais: 1) o trabalho de constante delimitação teórica entre as diversas disciplinas envolvidas no campo da psicopatologia, o que implica uma perspectiva histórica e crÃtica; 2) a teorização do papel dos modelos e paradigmas na constituição tanto do campo da psicopatologia quanto do dispositivo epistemológico de formalização do objeto psicopatológico; 3) resgate da dimensão de implicação subjetiva na constituição do sofrimento psÃquico e estudo das perspectivas clÃnicas decorrentes de tal postura ético-epistemológica.