A GAMIFICAÇÃO KAHOOT! COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: JOGANDO COM OS NÚMEROS E CONTRA ELES

SOUZAEAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL

Endereço:
Avenida Santa Helena,1140 - Novo Cruzeiro
Ipatinga / MG
35164332
Site: https://souzaeadrevistaacademica.com.br/
Telefone: (31) 8908-9153
ISSN: 2595-5934
Editor Chefe: Profº Dr. André Ribeiro da Silva
Início Publicação: 27/08/2018
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Ciências Agrárias, Área de Estudo: Ciências Biológicas, Área de Estudo: Ciências da Saúde, Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Engenharias, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

A GAMIFICAÇÃO KAHOOT! COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: JOGANDO COM OS NÚMEROS E CONTRA ELES

Ano: 2024 | Volume: 75 | Número: 75
Autores: AIRES. Nilcélio de Mello
Autor Correspondente: AIRES. Nilcélio de Mello | professornilcelio@gmail.com

Palavras-chave: Kahoot!. Gamificação. Tecnologia.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo do estudo é relatar que a gamificação, aplicada através de metodologias ativas como a plataforma Kahoot!, tem se mostrado uma ferramenta poderosa diante dos estudantes, pois há engajamento e muita motivação dos alunos ao trocarmos os livros impressos pelos jogos eletrônicos. E desta forma, a gamificação se destaca como uma estratégia inovadora para o ensino, incorporando elementos de jogos em contextos não lúdicos. Com base em um estudo teórico em Moran (2022), este artigo explora os benefícios da gamificação Kahoot! na educação, evidenciando de maneira detalhada os motivos pelos quais os estudantes apreciam essa ferramenta. São apresentados os elementos que tornam o Kahoot! atrativo, como a competição saudável, o feedback imediato e a possibilidade de personalização. Assim sendo, evidenciar-se que este jogo veio para revolucionar os métodos de ensino, dentre eles, os que estão relacionados à matemática.