No ano de 1997, os professores de LÃngua Portuguesa,das escolas públicas estaduais da Grande Florianópolis,participaram de um Encontro para Estudo da Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina, em que por dez dias se discutiu a aplicabilidade da proposta, em um esforço concentrado que tinha por objetivo tornar claro os pressupostos teórico-metodológicos e lingüÃsticos que norteiam e embasam o fazer pedagógico daqueles que a ela se engaja. Ao final do encontro, a tÃtulo de avaliação, todos os participantes apresentaram projetos cujo objetivo maior era sua efetiva aplicação nas respectivas unidades de ensino de origem.
Como um dos participantes, fiz também um projeto para que este pudesse ser desenvolvido sob minha coordenação,cujo objetivo consistia em trabalhar com professores que se ocupam do ensino da linguagem em séries iniciais do Ensino Fundamental. O projeto foi desenvolvido em uma escola da Rede Pública Estadual de Florianópolis envolvendo vinte e dois professores que atuam nas las à 4 as. séries do r= grau,especificamente no ensino de LÃngua Portuguesa.
As ações previstas desenvolveram-se ao longo de 1997 em encontros mensais de caráter ordinário quando se discutia,sempre seguindo o pré-requisito da leitura prévia, concepções de ensino, de aprendizagem, de linguagem, de gramática e de texto.