Este artigo propõe uma reflexão sobre possibilidades poéticas e aspectos políticos de intervenções performativas em espaços públicos controlados, na forma de ações artísticas que se infiltram no ambiente, o mimetizam ou o transformam esteticamente por meiode dispositivos sonoros. Primeiramente, é apresentada a inserção de uma narrativa decolonial no ambiente expositivo do museu etnográfico Welt de Viena na performance Audioguías de la Verdad. Em seguida, é analisado de que modo os dispositivos de controle sonoros do transporte ferroviário da cidade de São Paulo são subvertidos na performance Est[ação] Mariellee no espetáculo A Cidade dos Rios Invisíveis.
This article reflects on poetic possibilities and political aspects of performative interventions in controlled public spaces, in the form of artistic actions that infiltrate the environment, mimic or transform it aesthetically through sound devices. First, it is presented the insertion of a decolonial narrative in the exhibition environment of the Welt ethnographic museum in Vienna in the performance Audioguías de la Verdad. Then, it is analyzed how the sound control dispositifsof the railway transport in the city of São Paulo are subverted in the Est[ação] Marielleand A Cidade dos Rios Invisíveisperformances.
Este artículo propone una reflexión acerca de las posibilidades poéticas y losaspectos políticos de las intervenciones performativas en espacios públicos controlados, en forma de acciones artísticas que se infiltran en el entorno, lo mimetizan o lo transforman estéticamente a través de dispositivos sonoros. En primer lugar, se presenta la inserción de una narrativa decolonial en el ambiente expositivo del museo etnográfico Weltde Viena en la performance Audioguías de la Verdad. Posteriormente, se analiza cómo los dispositivos de control sonoros del transporte ferroviario en la ciudad de São Paulo son subvertidos en la performance Est[ação] Marielley en el espectáculo A Cidade dos Rios Invisíveis.