Este artigo objetiva mostrar a trajetória das mulheres negras na construção da sociedade amazônica a partir de uma cidade secular chamadaVigia de Nazaré,localizadano Nordeste do Estado do Pará, enfatizando o fomento ao trabalho, à cultura, ao lazer e à (in)visibilidade dessas herdeiras da cultura e memória africanas. O presente artigo envolveu pesquisa documental em arquivos da cidade de Vigia-PA;pesquisa bibliográfica para análise dos dados; pesquisa de campo; análise qualitativa; entrevistas semiestruturadas. E entre os principais autores estão Amaral (1994, 2014), Algranti (1988), Kofes (2001), Palheta (1995), Salles(2005) e Velloso (1990). O artigo também apontainvestidas nas invisibilidades dos trabalhos desenvolvidos pelas mulheres negras e por suas práticas culturais, que não eram reconhecidas por parte do poder público municipal e tampouco estadual, por isso órgãos competentes não desenvolveram projetos devalorização da cultura imaterial, muito menos a valorização da cultura afro-brasileira no município de Vigia.
This article aims to show the trajectory of black women in the construction of Amazonian society from a secular town called Vigia de Nazaré, located in northeastern Pará State, emphasizing the promotion of work, culture, leisure and (in)vizilibility of these heirs of African culture and memory. The present article involved documentary research in archives of the city of Vigia-PA; bibliographical research for data analysis; field research; qualitative analysis; semi-structured interviews. And among the main authors are Amaral (1994, 2014), Algranti (1988), Kofes (2001),Palheta (1995), Salles (2005), and Velloso (1990); The article also points out investments in the invisibilities of the work developed by black women and their cultural practices, which were not recognized by the municipal government and neither by the state, so competent bodies did not develop projects for the appreciation of intangible culture, much less the appreciation of Afro-Brazilian culture in the municipality of Vigia.