As histórias em quadrinhos são produto da indústria cultural e, como tal, exercem influência em vários nÃveis da vida contemporânea. Estando em nosso meio desde os primeiros anos do século XX, tais narrativas gráficas se consolidaram a ponto de desenvolver um universo cognitivo próprio, com conceitos e categorias exclusivos, a partir dos quais é possÃvel estabelecer amplo diálogo com o conhecimento cientÃfico. Explorando os conceitos da teoria de Erwin Panofsky, a metodologia iconológica é aplicada ao Super-Homem, o primeiro e mais famoso super-herói de todos os tempos, para identificar e analisar a evolução iconográfica de sua identidade visual
ao longo da trajetória de suas publicações.
The comics are product of the cultural industry and, as such, they exercise influence in several levels of the contemporary life. Being in our middle since the first years of the century XX, such graphic narratives were consolidated to the point of to develop an own cognitive universe, with concepts and exclusive categories, starting from which it is possible to establish wide dialogue with the scientific knowledge. Exploring the concepts
of Erwin Panofsky’s theory, the methodology iconological is applied the Superman, the first and more famous super-hero of all of the times, to identify and to analyze the iconographic evolution of its visual identity along the trajectory of their publications.