Este artigo tem como tema os intercâmbios sonoros, visuais e textuais celebrados pelo nomadismo musical a partir do material audiovisual (DVD Inquilinos do Mundo) do Grupo Mawaca, utilizado na formação de professores. O objetivo deste estudo é oferecer um seminário que promova reflexões sobre a comunicação sonora, visual, corporal e verbal a partir da pesquisa do projeto Inquilinos do Mundo proposto no trabalho do Grupo Mawaca (2013) e o conceito de “Nomadismo” em Deleuze e Guatarri (2012). O público alvo são mestrandos e doutorandos em Educação, participantes do Grupo de Pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora de uma Universidade Catarinense, com formação em diferentes áreas do conhecimento, interessados em discussões e diálogos com a Filosofia e a Arte. A metodologia é de caráter qualitativo e intervencionista, na qual pesquisador e pesquisados são partes integrantes e atuantes em todo o processo. Busca-se ampliar as abordagens tradicionais e uma atuação participativa de todos os envolvidos. Espera-se que essa proposição aponte também para a importância da expressividade que envolve a aprendizagem e a comunicação humana, de forma a provocar percepções múltiplas entre as linguagens e as culturas, promovendo diálogos entre a identidade individual e coletiva, temas importantes na formação de professores.
This article talks about the sound, visual and textual exchange celebrated by the musical nomadism from the audio-
-visual material (DVD Inquilinos do Mundo) from Mawaca group, used in teacher’s training. The aim of this study is
to offer a seminar that promotes reflections on sound, visual, body and verbal communication based on the research
“Inquilinos do Mundo” proposed in the work of the Mawaca group (2013) and the concept of “Nomadism” in Deleuze
and Guatarri (2012). The target audience are masters and PhD students of Education, participants in the Research
Group Culture, School and Creative Education at UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí, trained in different areas
of knowledge, interested in discussions and dialogues with Philosophy and Arts. The methodology is qualitative and
interventionist, on which researcher and researched are an integral and active part throughout the process, expanding
traditional approaches, seeking a participatory action of all involved. It is expected that this proposition also leads for
the importance of expressivity that evolves the human learning and communication, provoking multiple perceptions
between languages and cultures, promoting dialogues between the individual and collective identity, important themes
in teacher’s training.