O artigo auxilia na interpretação da teologia confeccionada por Ivone Gebara no contexto das novas situações na América Latina, onde a pobreza e a violência são experimentadas como mais globais e sem rosto. Ao viver a espiritualidade e fazer sua teologia no meio ‘do ruído e do lixo’, Gebara promove uma desconstrução e uma reconstrução dos símbolos cristãos em meio a opressão e a violência, mas também em meio a vitalidade dos pobres que conseguem sobreviver e até mesmo celebrar nela e apesar dela. A teologia ecofeminista, nesse contexto de produção particular, atinge o objetivo global de desmantelar as falsas universalidades teológicas e explorar o que pode conectar a todos nós, como seres humanos que são criaturas da terra e membros de um cosmos.
The article assists in the interpretation of Ivone Gebara’s theology, which was developed in the context of the new situations in Latin America, where poverty and violence are experienced as more global and faceless. By living spirituality and making her theology in the midst “of the noise and waste,” Gebara promotes a deconstruction and reconstruction of Christian symbols in the midst of oppression and violence, but also in the midst of the vitality of the poor who manage to survive and even celebrate in it, and in spite of it. Ecofeminist theology, particularly in this production context, reaches the global goal of dismantling the false theological universalities and exploring what can connect us all as human beings, creatures of the earth and members of a cosmos.
El artículo ayuda en la interpretación de la teología elaborada por Ivone Gebara en el contexto de las nuevas situaciones en América- -Latina, donde la pobreza y la violencia son experimentadas como más globales y sin rostro. Al vivir la espiritualidad e hacer su teología en medio del “ruido y la basura”, Gebara promueve una deconstrucción y reconstrucción de símbolos cristianos en medio de la opresión y la violencia, sino también a través de la vitalidad de los pobres que logran sobrevivir e incluso celebrar en ella y a pesar de ella. La teología eco-feminista, en este contexto de producción particular, alcanza el objetivo global de desmantelar las falsas universalidades teológicas e explorar lo que puede unir a todos, como seres humanos, criaturas de la tierra y miembros del cosmos.