Este estudo buscou revisitar as duas concepções de arte – pedagógica e reflexiva -, forjadas ao longo da História e sua relação com o pensamento estético brasileiro de resistência. A partir da década de 60, tal pensamento atribuiu uma finalidade pedagógica à Arte, inserindo a tarefa de crÃtica social e polÃtica de participação emancipatória humana: neste cenário se destacou o Teatro do Oprimido, o Cinema Novo e a música de protesto de Chico Buarque, Gilberto Gil e Milton Nascimento, entre outros.
This study sought to revisit the two conceptions of art - and reflective teaching - forged over history and his relationship with Brazilian aesthetic thought of resistance. From the 60's, such thinking pedagogy attribute fidelity to art, inserting the critical task of social and human emancipatory politics of participation: In this scenario highlighted the Theatre of the Oppressed, the New Movies and music of protest Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil and Milton Nascimento, among others.
Este estudio bibliográfico buscó revisitar a las dos concepciones del Arte – pedagógica y reflexiva -, forjadas a lo largo de la Historia y su relación con el pensamiento estético brasilero de resistencia. A partir de la década de los 60, tal pensamiento atribuyo una fidelidad pedagogÃa al Arte, insertando la tarea de critica social y polÃtica de participación emancipatoria humana: en este escenario se destacó el Teatro del Oprimido, el Cine Nuevo y la música de protesta de Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil y Milton Nascimento, entre otros.