Este artigo tem o intuito de relacionar Literatura e Transgressão,analisando três
dos escritores considerados “libertinosâ€: Sade, Masoch e Bataille. Os romances de Sade são
romances eróticos, escritos para saciar sua excitação sexual furiosa e comunicá-la
eventualmente a outro. Sade nos apresenta seus heróis a tÃtulo de exemplos, mais é preciso
notar que ele os qualifica sempre de celerados, patifes, monstros. As sinistras orgias de
Sade são pesadelos, por isso o imaginável pode ser admirado, por causa de sua intensidade
de expressão, enquanto o realizável correspondente seria reprovado. Entretanto, tendência a
tratar das sevÃcias sexuais, pretendendo que tanto os pacientes quanto os agentes sentissem
uma satisfação especial nelas, tomou um sentido inteiramente novo com Leopold de
Sacher-Masoch, um homem enigmático que só conseguia realizar o ato sexual com a
condição de ser açoitado e humilhado pela mulher que ele desejava. Bataille é o autor que
apresenta um sentido negro do erótico, de seus perigos de fascinação e humilhação. Em sua
obra, História do Olho, ocorre um violento processo de despersonalização, os traços que
distinguem o rosto apaga-se restando apenas os órgãos entregues à convulsão interna da
carne, operando num corpo que prescinde da mediação do espÃrito. Nesta obra,o tema da
pornografia não é o sexo, mas sim a morte.
Cet article a l'intention de mettre en rapport Littérature et Transgression, Ã
travers l’analyse de trois des auteurs considérés « libertins » : Sade, Masoch et Bataille. Les
romans de Sade sont des romans érotiques, écrits pour satisfaire son immense excitation
sexuelle et la partager éventuellement avec quelqu’un d’autre. Sade nous présente ses héros
à titre d'exemples, mais il faut de remarquer qu' il les qualifie toujours de pervers, vauriens,
monstres. Les sinistres orgies de Sade sont des cauchemars, donc l'imaginable peut être
admiré, à cause de son intensité d'expression, tant que le réalisable correspondant serait
désapprouvé. Néanmoins, les tendance à traiter des sévices sexuels, en prétendant que les
patients aussi bien que les agents sentaient une satisfaction spéciale à cela, a pris un sens
entièrement nouveau avec Leopold de Sacher-Masoch, un homme énigmatique qui ne
menait à bien l'acte sexuel qu’à condition d'être frappé et humilié par la femme que il
désirait. Bataille est l'auteur qui présente un sens noir de l'érotique, de ses dangers de
séduction et d'humiliation. Dans son oeuvre, Histoire de l'Oeil, il se produit un violent
processus de dépersonnalisation, les traits qui distinguent le visage s'effacent et il ne reste
que des organes livrés à la convulsion interne de la chair, opérant dans un corps qui renonce
à la médiation de l'esprit. Dans cette oeuvre, le sujet de la pornographie n'est pas le sexe,
mais le décès.